quinta-feira, 9 de setembro de 2010

5 filmes independentes que fizeram sucesso

Esse post é para aqueles que gostam de filmes Cult e acreditam que boas produções podem sair de baixos orçamentos. E, para aqueles que não assistiram, uma recomendação: cinco filmes independentes que fizeram sucesso.


A Bruxa de Blair

bruxa de blair
Feito pelos recém-formados Daniel Myrick e Eduardo Sanchez, com um orçamento de U$ 50 mil – e rendendo, depois, mais de U$ 100 milhões – A Bruxa de Blair é filme de ficção com um caráter documental, filmado com câmeras manuais e conta a história de três estudantes que se embrenharam na mata para investigar uma lenda urbana e nunca mais foram vistos. Um ano após a partida dos estudantes, as fitas onde eles documentavam sua “saga” foram encontradas, revelando os acontecimentos da floresta.
O filme fez e ainda faz muito sucesso justamente pela forma como foi filmado – com um caráter mais documental, nos passa a sensação de ser uma história real.



Um Estranho no Ninho

um estranho no ninho
Vencedor do Oscar nas categorias Melhor Ator (Jack Nicholson), Melhor Atriz (Louise Fletcher), Melhor Diretor (Milos Forman), Melhor Roteiro (Bo Goldman e Lawrence Hauben) e Melhor Filme, Um Estranho no Ninho era, inicialmente, um sonho inalcançável que Kirk Douglas, pais de Michael Douglas, tinha. Após ler o romance de Ken Kesey “One Flew Over the Cuckoo's Nest” – título também do filme nos EUA – Kirk fica tão encantado com a obra que decide transformá-la em um espetáculo e disseminá-la. Depois de muitos anos, muitas tentativas e uma ajuda de seu filho Michel e do diretor Milos Forman, o sonho se tornou realidade.

Com um orçamento de apenas US$ 4 milhões e uma brilhante atuação de Jack Nicholson, o filme narra a história de McMurphy, um condenado que é enviado para ser examinado numa instituição de doentes mentais. Lá ele conhece a enfermeira Ratched (Louise Fletcher), pouco sensível e determinada a manter a ordem. McMurphy se opõe às regras, convicto de que a opressão é o pior inimigo dos pacientes. Ele começa a incitar em seus companheiros identidades e idéias próprias, deixando a mensagem de que é possível se libertar mesmo das condições mais opressivas.



Meninos Não Choram

boys don't cry
Baseado em uma história real, o filme conta a vida e morte de Teena Brandon (Hilary Swank), uma garota que se sente que é, na verdade, um garoto. E se transforma em um – o Brandon Teena.

Com sua nova identidade, Brandon muda-se de sua cidade natal, Lincoln, Nebraska, para a comunidade de Falls City, onde é considerada homem. Lá conhece e apaixona-se pela adolescente Lana (Chloe Sevigny)e vive uma história de amor com ela até as pessoas de sua convivência descobrirem que ela na verdade é uma garota.

Mesmo com o curto orçamento (U$6 milhões), Meninos Não Choram é um ótimo filme, que foge de sentimentalismos e pode ser considerado mais como um retrato da triste e cruel realidade. A américa, a auto-estrada, o mundo jovem das drogas e do sexo, assim como o senso banal de aventura, tudo está muito bem retratado neste longa, coroado por grandes interpretações.



Requiem Para um Sonho

requiem for a dream
Com um baixo orçamento e um elenco sem grandes estrelas, Requiem para um Sonho nos transporta de forma brusca e extremamente comovente para dentro no mundo das drogas, através dos personagens Harry (Jared Leto) e sua mãe Sara (Ellen Burstyn), ele viciado em heroína, ela, em remédios para emagrecer.

O filme mostra exatamente aquilo que vemos todos os dias em comerciais de TV ou em novelas: os sonhos, a ruína, a situação trágica dos usuários. Sem um final feliz, Requiem Para um Sonho é um filme que fica gravado em nossas mentes – e só depende de nós tirar dele lembranças boas ou ruins.



Donnie Darko

donnie darko
Do diretor estreante Richard Kelly, Donnie Darko é um supense sob o ponto de vista do assassino, no caso, Donnie (Jake Gyllenhaal), um adolescente problemático dos anos 80, que é tratado por uma psicóloga um tanto incompetente e recebe ordens de um coelho gigante. Freddy – o coelho – diz para Donnie matar, destruir e levar o pânico à pequena cidade do interior onde mora.

É trama é desenvolvida com muita delicadeza e trata o personagem com um carinho tocante. Não culpa ninguém. Vai contando a história com naturalidade, partindo de um roteiro intrincado e inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário